Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não, peça baseada em um conto japonês, foi escrita em 1930 por Bertolt Brecht, um dos maiores dramaturgos do século XX, com uma arte politizada e obras voltadas a denúncias de injustiças sociais. O texto fala sobre a importância da reflexão e de como o ser humano se comporta diante de determinadas situações.
O texto apresenta duas situações extremas, aparentemente muito parecidas entre si, mas com desfechos diferentes em função das reações das pessoas envolvidas, onde se debate o direito de ir contra as normas e costumes sociais, e o direito de se dizer "não" a estas normas. Um menino aceita ir a uma expedição de estudantes que irá atravessar as montanhas para buscar remédios e salvar a vida de sua mãe enferma.
Porém, manda a tradição de seu povo que, se um dos membros da expedição ficar doente, deverá ser jogado do precipício pelos outros para morrer e não atrapalhar o andamento da expedição. O menino acaba ficando doente durante o percurso, e o grupo decide jogá-lo do precipício, porém, a mesma tradição permite que o menino decida se aceita ou não seu destino cruel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário